Missão


O Grupo de Estudos André de Albuquerque Maranhão (GAM) é uma associação civil sem fins lucrativos, secular e apartidária. Criado em terras potiguares no dia 7 de fevereiro de 2013, o GAM possui as seguintes finalidades:

I. Preservar as tradições populares e o patrimônio histórico norte-rio-grandense;

II. Divulgar as produções científicas, artísticas e culturais norte-rio-grandense;

III. Promover debates e soluções aos problemas sociais norte-rio-grandenses;

IV. Instruir a população norte-rio-grandense sobre os valores humanísticos clássicos associados a sua importância histórica.

Desde sua fundação o GAM promoveu cursos de formação cultural aos seus associados. Entre os anos de 2015 e 2016 foi realizada uma série de eventos em parceria com a Saraiva. Entre palestras e lançamento de livros foi possível totalizar vinte e três eventos, com participação de sete doutores, entre eles professores da UFRN e do IFRN, e seis professores com mestrado, e demais autodidatas e estudiosos especialistas com formações acadêmicas nas áreas de direito, filosofia, história, economia e medicina.

Em 2017, o GAM realizou o simpósio Memória & Tradição: O Bicentenário da Revolução de 1817, no qual se deu uma série de palestras e mesas redondas, com debates de especialistas em história e direito, sobre a formação da identidade potiguar. O evento, que ocorreu em 31 de março e 1 de abril, contou com o lançamento de três livros. Para sua realização foram somadas ao GAM duas importantes instituições culturais potiguares: o Instituto Ludovicus – Câmara Cascudo e Instituto Tavares de Lyra.

Atualmente, os projetos culturais do GAM estão em duas linhas de pesquisa. O primeiro sob as investigações históricas e das ciências sociais, que é denominado Estudos Potiguares: O Rio Grande do Norte em Foco, e, o segundo sob a perspectiva de pesquisa sobre os valores humanísticos clássicos da filosofia e literatura, intitulado O Resgate Cultural da Civilização Ocidental.
Comentários
0 Comentários